Páginas

novembro 01, 2012

Verniz Crackle

Há pouco tempo voltei à minha paixão pelos vernizes, como não comprava nem via nada do género há imenso tempo "escaparam-me" os novos tipos de vernizes, de entre eles os Crackle.
Hoje venho contar a minha primeira experiência com este tipo de vernizes.

Algures, em meados de Outubro, descobri que a Cliché também tinha crackles. Decidi procurar em algumas lojas do chinês por eles, (como já tinha dito antes esta é uma marca portuguesa muito vendida nas lojas do chinês). Lá encontrei e comprei um rosa para experimentar, o Imperdível da Cliché.

Como conheço algumas pessoas reticentes em usar este tipo de vernizes acredito que uma pequena descoberta que fiz é capaz de ter alguma utilidade.
Na foto a baixo tenho uma unha pintada com o crackle por cima de uma base transparente (polegar) e outra apenas com o crackle (indicador). 
Porque é que isto acontece?


Os vernizes crackle têm a capacidade de se separarem nos locais onde o verniz não ficou tão espesso e por isso fazem aquele efeito conhecido. São vernizes que secam muito rápido e por isso se não tiverem tempo de separar os "pontos frágeis" ficam com o aspecto de um verniz normal com acabamento mate.
Uma unha sem qualquer verniz é um pouco irregular, mesmo depois de polida continua a causar atrito suficiente para que um verniz crackle não se consiga separar antes de secar.
Por esta razão, se alguém gostar de ver apenas a cor fragmentada por cima da unha, deve usar uma base transparente de modo a criar uma superfície mais lisa.

Como nunca tinha usado o Azul Fosco da Cliché e ainda não consigo usar "azul puro" nas minhas unhas decidi fazer esta combinação para experimentar o crackle.



Por ser um verniz de acabamento mate a superfície fica ligeiramente rugosa, o suficiente para "bloquear" a acção do crackle. Para contornar essa característica do Azul Fosco usei a base da foto abaixo por cima dele.


Pela cor do frasco parece uma base opaca mas não é, depois de aplicada fica completamente transparente. Não a devia estar a gastar sem ser como base, mas ainda não tenho outro verniz transparente de qualidade.
Depois de aplicar a base por cima do verniz azul e deixar secar bem, passei então ao crackle, na foto a baixo.


Este crackle (não sei se é assim com todos mesmo devido às suas características) é um pouco espesso, o que dificulta a tarefa de tentar aplicar de forma uniforme por toda a unha antes de começar a secar e a fazer as quebras. Um pormenor importante, nestes vernizes só se aplica 1 camada pois a segunda é impossível, ou então vai tapar as zonas onde o verniz abriu e como o próprio verniz tem acabamento mate duvido que volte a fazer o efeito "crackelado" (eu nunca tentei fazer a 2ª camada, primeiro porque estou convencida que vai estragar o efeito e depois porque não há necessidade disso pois estes vernizes são bastante pigmentados).

Como pintei as unhas à noite, todas as fotos acima são com luz artificial e flash. Abaixo encontra-se uma foto, do dia seguinte, com luz natural.


As cores estão bastante semelhante à realidade, como podem ver o crackle faz efeitos variados, depende muito da espessura da camada aplicada e também da quantidade de vezes que passamos o pincel até o verniz começar a secar. Como as fissuras do crackle ainda são grandinhas, eu pessoalmente, gosto sempre de ver uma cor diferente por baixo, para contrastar.
Para evitar sentir as rugosidades inevitáveis do efeito, apliquei um verniz transparente por cima.


Esta última foto foi tirada antes de remover o verniz, como podem ver, algumas unhas estavam ligeiramente lascadas, mas nada de muito grave. A duração, na minha opinião, foi bastante boa, cerca de 5 dias.

Uma nota final: Provavelmente já sabem, mas fica na mesma. Nunca usem um verniz de acabamento mate directamente nas unhas, pois são especialmente difíceis de remover, nem com acetona pura me safei de ficar com manchinhas azuis na unhas :x

Espero que tenham gostado ;)


Boa noite,

6 comentários:

  1. Ahah que fofaaa! Tenho de ler o resto do blog ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha tantas saudades de escrever Sara.
      Decidi fazer um blog um pouco mais sério que os da plena adolescência :P
      E posso sempre ir partilhando coisas que acho úteis :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Também gosto do efeito crackle, os da cliché ainda não experimentei, mas gostei da combinação das 2 cores.
    já usei os da Yes Love e os da Kiko e também são muito bons.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu usei unhas craqueladas poucas vezes, mas adoro o efeito.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Não sou fã dos craquelados em mim, mas sempre gosto de ver nas unhas das pessoas :)
    Estou seguindo seu blog.
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderEliminar
  5. Eu percebo essa sensação!
    Também há cores que gosto imenso de ver e depois em mim acho estranho :P
    Obrigada por seguires ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Se quiserem deixar comentário.
Qualquer opinião é sempre bem vinda ;)

Assim que puder respondo (na própria mensagem).
Muito obrigada pela visita! :)